quarta-feira, 22 de maio de 2019

Radionovelas agora na AM e na FM da Clube



Em seus oitenta anos de existência, o rádio brasileiro lançou modas, ultrapassou barreiras geográficas, revolucionou práticas cotidianas, inventou e consolidou gêneros de programas de enorme sucesso. Nas décadas de 1940 e 1950 o número de emissoras de rádio cresceu vertiginosamente, exercendo uma atração tal sobre o público ouvinte que fez com que o período entrasse para história como os “anos dourados do rádio brasileiro”. As radionovelas ocuparam um lugar de destaque nesse período. O público-alvo das radionovelas era o feminino. Os grandes anunciantes desse tipo de programação eram, em geral, os fabricantes de produtos de limpeza e de higiene pessoal. Uma pesquisa do Ibope, realizada em janeiro de 1944, apontava a seguinte audiência para o período de 10h às 11h da manhã: 69,9% de mulheres, 19,5% de homens e 10,6% de crianças (Ibope, 1944).
Em Canela, as radionovelas voltaram a entrar em circulação na parceria do Estúdio de Pesquisa Teatral Cia Lisi Berti e a Rádio Clube. A ideia se desenvolveu a partir do projeto "Canela, Mulheres e Histórias" que pesquisou e homenageou algumas mulheres da cidade, entre elas, Roma Vaccari, uma das primeiras dramaturgas da cidade e atriz de radionovela. Em março foi ao ar a primeira rádionovela "O Escravo", texto escrito em 1940 por Dona Roma na AM 1320 sempre às 14h e somente aos domingos. O sucesso foi tão grande que jornais do Estado começaram a contatar, autores enviaram textos que a Rádio Clube decidiu colocar em pequenos episódios também na FM em horário nobre (de segunda a sexta às 18h) para que o público começasse a se familiarizar com esse retorno da era de ouro da rádio.
Depois de muitos ajustes, testes e alguns meses de adaptações, a programação das radionovelas a partir de junho funcionará da seguinte maneira:

Domingos - 14h30min (AM 1320) e 22h (FM 88,5) e nas sextas às 18h vai rolar o "Conto da Sexta" às 18h (contos curtos de no máximo cinco minutos).

Rodrigo Zimmer, 29 anos, editor das rádionovelas comenta: "diferente da época de ouro das radio novelas, onde todo o trabalho de foley e sonoplastia eram feitos na hora, como uma apresentação mesmo, num primeiro momento parece que o encanto se perde um pouco. Mas por outro lado, neste mundo atual e tecnológico, conseguimos fazer com que a imaginação do ouvinte se transporte para um cenário mágico. O desafio é implantar a ideia toda sem ter a imagem, e no meu caso, extremamente desafiador. A algum tempo, parte do meu trabalho é produzir áudio dinâmico para games, dando sons a imagens, criando atmosferas de ambientes visuais, e com a radio novela o processo se torna inverso disso tudo. E o que deixa mais curioso, é que o radio, uma das formas mais antiga de comunicação se mantem atualizada e dentro do jogo, num mundo cheio de opções de entretenimento."


Rodrigo Zimmer - editor de sonoplastia das radionovelas


Lisiane Berti diretora e roteirista de algumas radionovelas informa que tem um grupo fixo de atores da cidade de Canela que participa e grava a maioria das radionovelas, e dependendo as histórias há atores convidados. Os textos são selecionados pensando em questões como temáticas, tempo de duração, número de personagens para que se encaixe no formato radionovela e consiga encantar o público, que agora será da AM e FM, bem distintos. A valorização dos autores da cidade e do Estado também é levado em conta, visto que o Estúdio de Pesquisa tem recebido muitos materiais para suas gravações. O sucesso do projeto foi além da expectativa e por isso foi necessário se fazer algumas adaptações. Mas o grande protagonista é o editor de sonoplastia, ele é o responsável pela "mágica". Irá ao ar também uma vez ao mês, uma história da cidade de Canela, como por exemplo "A Chegada do trem", Construção da Igreja...
O elenco fixo de atores é formado por: Caio Libardi, Edel Ramos, Guga Freitas, Luis Felipe Raimundo, Míriam Torres, Pedro Campos e Rita Reis.

Quer saber mais sobre esse projeto? É escritor e gostaria de ver um texto seu se transformar em radionovela? Tem uma boa voz, lê bem e gostaria de gravar algum episódio? Fala com a gente!
Email: contato@estudiodepesquisateatral.com.br

Fica ligado na programação da Clube AM e FM:

Perdeu a rádionovela? Pode procurar no Spotfy da Rádio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário