sexta-feira, 28 de junho de 2019

A Experiência de trabalhar com a Máscara Neutra

Confecção de Samara Barros


A turma de Estilos Teatrais (turma de quinta-feira a noite) está estudando no mês de junho a máscara neutra. Este estudo busca evidenciar as possibilidades que a máscara neutra traz para a construção da cena e para a formação do ator. Fundamenta-se nas perspectivas desenvolvidas por Jacques Copeau, um dos precursores do treinamento com a máscara inexpressiva, e Jacques Lecoq que, influenciado por Copeau aprofundou a técnica. O objetivo desses treinamento é fazer com que o ator se disponha a abrir mão de sua natureza própria, perdendo seu rosto e sua alma para viver outras aparências, de modo que um bom ator é aquele que mais consegue sacrificar seu personalismo. Tudo o que oferece é o que possui de si mesmo, podendo considerar-se como matéria e instrumento de sua arte.
Desprovido do rosto e da palavra, o ator tem seu corpo como o único instrumento para levá-lo até o silêncio que põe à prova a verdade da atuação, sendo assim, a máscara revela; o rosto que utilizamos em vida perde o sentido, e todos os movimentos passam a se mostrar com especial potência (LECOQ, 2003, p. 63).



Na noite da última quinta-feira, dia 27 de junho das 19h às 21h propus aos alunos uma saída de campo para laboratório. Era uma noite agradável, fomos até a Estação Campos Canella (bem central) e na praça. Tínhamos alguns códigos estabelecidos. Um ritual para colocar a máscara silenciosa, espalhar-se, não criar cena, não contracenar com colegas. Não havia história, nem passado, nem conflito, nem personagem. Eram eles, atores disponíveis experenciando tudo pela primeira vez. O ar, os cheiros, as cores, os elementos da rua, a observação das pessoas, as reações sem pensamento pré-estabelecido num processo de receptividade, descoberta e disponibilidade. Os alunos ficaram imersos nessa experiência em torno de uma hora, se deslocaram entre praça e estação. Nos reunimos ao som do meu "toque', ritualizamos o tirar a máscara, voltamos ao Estúdio de Pesquisa em total silêncio e conversamos sobre as sensações de cada um. É importante que se estabeleça o silêncio tanto do ator consigo mesmo quanto do ator com o espaço no qual está inserido na cena.


A máscara reúne nesta mesma “vida” que existe no mundo e na qual cada um pode se reconhecer. Não há maneira de caminhar, ela caminha. Ela nos faz descobrir o espaço, o ritmo e a gravidade das coisas: a dinâmica do medo, da inveja, da cólera, do orgulho, pertence a todos
(LECOQ, 1987, p. 115).

Seguem abaixo alguns relatos dos alunos após os exercícios de máscara neutra:

"Experiência  de observar aos outros, ao que nos rodeia e a nós mesmos . A sensação de saber que estava sendo observado pela estranheza de estar num ambiente sem nenhuma interação com outras pessoas fez me sentir que ao mesmo tempo que a neutralidade se torna incômoda, também  contagia quem está tentando entender a situação, pois depois de algum tempo as outras pessoas  começaram a estar neutras com relação a nossa presença.
O estar neutro aguça as percepções relacionadas à visão, audição  e o tato, nos levando a observar e absorver  sensações  até então pouco perceptíveis." ( Carlos Giovane Nunes -34 anos)

"Então foi uma experiência muito grande que me envolveu de uma forma que eu não sabia nem o que estava acontecendo, e sim sentido tudo ao meu redor. Com essa neutralidade que consegui aprender a me sentir melhor." (Tamara -  39 anos)



"Experiência de observar coisas que na correria do cotidiano não observamos, ver coisas em mínimos detalhes, coisas que queremos fazer mas não podemos só pelo estado de estar neutro, o que exige muita concentração, foco e respiração. " (Letícia - 21 anos)

"Ao colocar a máscara neutra  meu corpo se abriu para um  universo de novos sons,novas sensações,a sentimentos escondidos.Descobri dentro de mim um outro EU, que sem esse novo rosto neutro seria impossível descobrir." (Felipe Araújo, 27 anos)

"É um mundo paralelo. Entra-se num estado alterado de consciência, onde a nossa percepção amplia, bem como todos os nossos sentidos... É um misto de magia e Liberdade o fato de nos despojarmos da personalidade e  da necessidade de nos sentirmos na "obrigação" de interagirmos com quem interage conosco. É um mergulho no silêncio do Eu..." (Evelise Fagundes. 62 anos)

"Sensação de renascer, como se tudo fosse novo e precisasse ser entendido de onde vem e pra onde vai, necessidade de sentir cada textura; senti  o frio mais intenso, as texturas diferentes, talvez o detalhe de ser o momento só meu e do objeto, anulei tudo ao meu redor e me concentrei em ouvir, tocar, sentir tudo com com a intensidade de como se fosse a primeira vez!" (Joana de Moraes 29 anos)

"Com a máscara neutra eu me permiti observar e sentir muito além do que normalmente estamos acostumados, observar as pessoas e suas ações sem se preocupar com julgamentos porque naquele momento tu está neutro e ninguém sabe quem tu é de verdade foi libertador." (Ingrid Pokomaier - 18 anos)

"A máscara deixa todos os nossos sentidos mais disponíveis. Parece que realmente estamos caminhando, tocando, cheirando, ouvindo pela primeira vez. E é muito gostosa essa sensação. Até o ar que entra pelas narinas tem uma temperatura diferente. A luz sobre os objetos também adquire mais brilho. Um exercício de disponibilidade e auto conhecimento. Agradeço por ter tido esta oportunidade."  (Fernanda, 32 anos)

                                                   



















Coordenação: Lisiane Berti

Nenhum comentário:

Postar um comentário